segunda-feira, novembro 14, 2005

Circos

Em Dezembro do ano passado, os Hipermercados Continente de Matosinhos (NorteShopping) e de Lisboa (Colombo) ofereceram bilhetes para circos com animais, nomeadamente para o Circo Soledad Cardinali e para o Circo Atlas, respectivamente, aos clientes que fizeram compras de valor igual ou superior a 25 Euros nestes estabelecimentos. Além disso, o Grupo Modelo-Continente ofereceu bilhetes para circos com animais aos seus funcionários. Este ano, com o mês de Dezembro a chegar, este grupo prepara-se para voltar a ter esta iniciativa promocional.

A crueldade do uso de animais em circos em Portugal ficou recentemente exposta através de uma investigação especial da ANIMAL e da ADI – Animal Defenders International (leia o relatório “Basta de Sofrimento nos Circos” aqui

http://www.animal.org.pt/bo/conteudos/imagens/Relatorio_Basta_Sofrimento_nos_Circos_pt.pdf),

que consistiu numa investigação exaustiva a dez circos portugueses, nomeadamente no Circo Soledad Cardinali e no Circo Atlas, tendo um dos investigadores conseguido emprego e trabalhado sob disfarce no Circo Soledad Cardinali, onde pôde filmar secretamente uma sessão de treino em que a dona e directora deste circo, a própria Soledad Cardinali, chicoteava repetidamente póneis, para os forçar a manterem-se apenas sobre as suas pernas traseiras. Várias imagens de crueldade e tratamento inadequado foram filmadas pelos investigadores, estando estas informações condensadas no relatório “Basta de Sofrimento nos Circos”.

Por favor, envie e-mails (carta sugerida abaixo) à Direcção de Marketing do Grupo Modelo-Continente, através de public.relations@modelocontinente.pt e de webmaster@continente.pt, e apele a que seja cancelada esta oferta de bilhetes e qualquer outro envolvimento deste grupo com circos com animais.

Carta Sugerida ao Modelo-Continente:

Ex.mos Senhores,

Soube que os hipermercados Modelo-Continente, à semelhança do que fizeram no ano passado, estão a planear oferecer bilhetes para circos com animais aos seus funcionários e a clientes que fizerem compras de valor igual ou superior a 25 Euros nos estabelecimentos deste grupo. A crueldade do uso de animais em circos em Portugal ficou recentemente exposta através de uma investigação especial da ANIMAL e da ADI – Animal Defenders International, que consistiu numa investigação exaustiva a dez circos portugueses, nomeadamente ao Circo Soledad Cardinali e ao Circo Atlas, tendo um dos investigadores conseguido emprego e trabalhado sob disfarce no Circo Soledad Cardinali, onde pôde filmar secretamente uma sessão de treino em que a dona e directora deste circo, a própria Soledad Cardinali, chicoteava repetidamente póneis, para os forçar a manterem-se apenas sobre as suas pernas traseiras. Várias imagens de crueldade e tratamento inadequado foram filmadas pelos investigadores, estando estas informações condensadas no relatório “Basta de Sofrimento nos Circos”, tal como ficou provado recentemente numa investigação especial da ANIMAL e da ADI – Animal Defenders International, cujos detalhes estão documentados no relatório “Basta de Sofrimento nos Circos”, acessível online em http://www.animal.org.pt/bo/conteudos/imagens/Relatorio_Basta_Sofrimento_nos_Circos_pt.pdf.

Posto isto, venho pedir a V. Ex.as que cancelem de imediato a oferta de bilhetes para circos com animais a clientes ou funcionários do grupo Modelo-Continente. Apelo também a V. Ex.as que cancelem qualquer outra forma de patrocínio a circos com animais. Acredito que, a partir do momento em que V. Ex.as estejam conscientes deste apelo e daquilo que o motiva, não mais quererão associar-se a este tipo de violência, sendo que a continuação desse envolvimento que aqui repudio levaria a que eu não só boicotasse todos as lojas do grupo Modelo-Continente, como também aconselhasse todos os meus familiares, amigos e conhecidos a fazerem exactamente o mesmo.

Confiando numa boa resposta por parte de V. Ex.as e agradecendo antecipadamente a atenção prestada,
Com os melhores cumprimentos,

[Escreva AQUI o seu nome]
[Escreva AQUI o seu e-mail]
[Escreva AQUI a sua cidade]

3 Comments:

Blogger Unknown said...

Pelos visto não é só o Continente, o Jumbo tbem está a oferecer bilhetes para o circo aos clientes.

12:04 da tarde, novembro 15, 2005  
Blogger Alexandra said...

Obrigada pela informação que farei seguir para a Animal.

7:34 da tarde, novembro 15, 2005  
Blogger Unknown said...

Têm estado a passar o spot publicitario na Tv, a partir de um determinada valor em compras dão um bilhete, eu vi ontem, estou convencida que irão continuar a passar a publicidade já que o mês do consumimo desenfreado se aproxima.

7:58 da tarde, novembro 15, 2005  

Enviar um comentário

<< Home